Saiba Mais...

QUEM É A ESTRELA DA MANHÃ?



Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa
 
            Embora o próprio Jesus se apresente como “a resplandecente Estrela da manhã” (Ap 22.16), há quem argumente, com base em Isaías 14.12 que a “estrela da manhã” é (ou foi) o próprio diabo. Isto porque, o texto em questão parece referir-se a Satanás, pois emprega uma linguagem que lembra a queda de nosso adversário: “como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!” Seguindo esse raciocínio, os defensores dessa tese entendem que Lucas 10.18 e Apocalipse 12.8,9 retratam a mesma cena de Isaías 14.12, que, de acordo com eles, refere-se à queda de Satanás.
            Todavia, o profeta Isaías, por meio de uma linguagem figurada, destaca o orgulho humano, e não o angélico. Basta verificar o contexto para concluir que quem teve a soberba derribada no inferno (Isaías 14.11) foi o rei da Babilônia, a quem a condenação do texto é dirigida: “então, proferirás este dito contra o rei da Babilônia [...]” (Isaías 14.4). Não há nada no texto que indique que houve uma mudança de personagem. O rei não é nomeado porque não merece ser lembrado. Contudo, trata-se de um homem, e não de um anjo caído.
            Em Daniel 4.22, uma linguagem semelhante é utilizada em referência ao rei Nabucodonosor: “[...] és tu, ó rei, que cresceste e te fizeste forte; a tua grandeza cresceu e chegou até ao céu [...]”. É óbvio, entretanto, que o rei não “chegou até ao céu”. A linguagem é claramente figurada. Porquanto, embora Nabucodonosor fosse como a árvore mais elevada, o Senhor o derrubaria. De igual modo, Isaías ressalta que, conquanto o rei da babilônia gozasse de proeminência, tal como a estrela da manhã (possivelmente, uma referência ao planeta vênus), que enfraquece na luz do amanhecer, sua glória seria reduzida a nada.
            Algo curioso acerca desse texto (Isaías 14.12), é que, no século IV, Jerônimo, um teólogo cristão, ao vertê-lo para o latim, empregou o termo lúcifer, que significa, literalmente, “aquele que brilha”, para traduzir o hebraico hêlēl. Por conta disso, aqueles que compreendiam o trecho como uma alusão ao príncipe dos demônios, passaram a usar a palavra latina lúcifer para referir-se ao “acusador de nossos irmãos”. O grande problema desse uso é que Jerônimo também utilizou lúcifer em 2Pedro 1.19 para traduzir o grego phósphoros (“portador da luz”, “estrela da manhã”) o qual, no contexto, aponta para Jesus, e não para o diabo: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração”.
            Visto isso, concluímos que lúcifer não é, nem nunca foi, o nome de Satanás. É, na verdade, um substantivo latino, não um nome próprio. Caso fosse, teríamos que traduzir todas as passagens em que ele aparece como um nome. Isso, sem dúvida, causaria muitos problemas interpretativos, uma vez que o termo aparece, na vulgata latina (tradução da Bíblia para o latim, feita por Jerônimo, no século IV) em Jó 11.17; 38.32, Salmos 110.3, e 2Pe 1.19. Além disso, à luz de Apocalipse 22.16 e 2Pedro 1.19, a “Estrela da manhã” é Jesus. Só Ele está acima de tudo e de todos! Só Ele resplandece para todo o sempre.
Pr. Cremilson Meirelles
QUEM É A ESTRELA DA MANHÃ? QUEM É A ESTRELA DA MANHÃ? Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 18:02 Rating: 5

5 comentários:

  1. Eu continuo acreditando que o texto se refere ao diabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem. É possível seguir essa linha. Só não é possível afirmar que Lúcifer é o nome de Satanás.

      Excluir
  2. Impressionante história gostei bastante e já indiquei para meus amigos, muito obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.