Saiba Mais...

COMO RECEBER O TÍTULO DE CRISTÃO EXTREMISTA – PARTE III

Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa

         É impressionante como os conceitos mudaram! As virtudes que outrora caracterizaram os paladinos da fé, hoje em dia, são apontadas como indício de extremismo. Por conta disso, é imperioso que se levantem vozes dispostas a clamar no deserto relativista que cresce a cada dia no interior da igreja evangélica brasileira. Pois, do contrário, a degeneração espiritual continuará até que restem apenas uns poucos profetas escondidos em cavernas.
Pensando nisso, decidi redigir essa série de textos, a fim de criticar os perseguidores, mas, sobretudo, para encorajar os conservadores a resistirem firmes na fé (1Pedro 5.9). Porquanto, embora sejamos atacados diariamente, temos o aval das Escrituras, as quais asseveram: “se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte” (1Pedro 4.16). Com essa certeza, seguimos em frente, destacando os posicionamentos que fazem a “esquerda evangélica” nos chamar de extremistas.
5 – Olhar com desconfiança as novidades
Há muito tempo, tanto na política quanto no âmbito religioso, os conservadores vêm sendo, erroneamente, classificados como indivíduos que não aceitam mudanças. Esse olhar parcial, produto da desinformação e do desejo de caricaturizar o oponente, lamentavelmente, tem influenciado muitas pessoas. De modo que grande parte da população imagina o conservador como alguém carrancudo e preso ao passado. O progressista, por outro lado, é visto como um cara legal, mais humano e amável.
No entanto, essa compreensão é resultado da miopia espiritual de alguns. Pois, o progressista não é tão “bonzinho” assim. Seu objetivo, ao contrário do que o termo parece sugerir, nada tem a ver com o progresso. Na verdade, a meta progressista é demolir o edifício doutrinário erguido pela ortodoxia, a fim de construir a partir de novos alicerces. Exatamente o que os marxistas querem: destruir o que foi edificado por nossos predecessores, para reconstruir segundo sua concepção de perfeição.
Ademais, ser conservador, definitivamente, não implica resistência a todo tipo de mudança. Até porque, um cristão conservador só resiste às mudanças que contrariam a sã doutrina; isto é, os princípios eternos revelados na Sagrada Escritura. Em razão disso, o cristão conservador está sempre atento, visando combater o falso ensino, ainda que este venha de um anjo descido do céu (Gálatas 1.8). Isso tudo por causa de sua fidelidade ao texto bíblico (2Timóteo 3.14-17).
Consequentemente, quando surgem novidades, tais como jargões, modelos ministeriais, movimentos paraeclesiásticos, e outros modismos, os conservadores não os aceitam de imediato, mas os submetem ao crivo das Escrituras. Assim, tudo o que não se alinha com o que a Bíblia ensina é rejeitado. Essa postura geralmente enfurece os progressistas, os quais se empenham em pintar uma imagem desfigurada dos defensores da fé, atribuindo-lhes adjetivos pejorativos.
Além disso, os opositores da fé cristã conservadora, com o fito de enfraquecer seus adversários, buscam, sutilmente, rebaixá-los intelectualmente; argumentando que sua suspicácia ante as inovações decorre da falta de aprofundamento teológico e da teimosia em discordar do que a maioria aceita. Como se a aceitação popular tivesse autoridade doutrinária.
            Destarte, após toda essa reflexão, fica evidente que o discurso que aponta os cristãos conservadores como “cães raivosos” desprovidos de intelecto, é no mínimo desonesto. Afinal, as particularidades elencadas até aqui revelam que, na realidade, os cristãos conservadores são apenas crentes fiéis às Escrituras, engajados na defesa da sã doutrina. E foi justamente por causa do empenho de pessoas assim que o Cristianismo chegou até nós. Portanto, ao invés de persegui-los, torne-se um deles, e lute pela fé que uma vez nos foi dada.
Pr. Cremilson Meirelles








COMO RECEBER O TÍTULO DE CRISTÃO EXTREMISTA – PARTE III COMO RECEBER O TÍTULO DE CRISTÃO EXTREMISTA – PARTE III Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 23:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.