Saiba Mais...

COMO RECEBER O TÍTULO DE CRISTÃO EXTREMISTA – PARTE I

Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa


            Expressões como “extremista”, “radical”, “xiita”, “fundamentalista”, são os adjetivos preferidos por quem deseja marginalizar os cristãos conservadores. O mais estranho nisso, é que, aqueles que atribuem tais alcunhas aos outros, simplesmente porque pensam diferente, geralmente defendem uma teologia mais aberta, que inclui a aceitação de pensamentos que destoam da ortodoxia cristã. Ora, se suas mentes são tão abertas assim, em relação à aceitação do contraditório, por que referem-se aos discordantes de forma depreciativa? Não seria esse comportamento incoerente com o discurso? Isso, só quem procede assim pode responder. Não obstante, é importante entender o que essas pessoas têm em mente quando atribuem a alguém os adjetivos listados acima. Por isso, decidi elencar nesse texto, atitudes e posturas que podem lhe conferir o título de “extremista”.
1 – Ter convicções bíblicas:
            Algo que, sem dúvida alguma, provoca ojeriza nos inimigos dos conservadores cristãos, é a convicção baseada nas Sagradas Escrituras. Isso porque, a maioria deles, têm uma compreensão diferente acerca da inspiração e inerrância da Bíblia. Ou seja, embora alguns neguem, predomina entre os críticos da fé conservadora o entendimento de que a maioria dos textos bíblicos têm sua aplicação limitada ao período em que foram escritos. Por essa razão, se alguém na atualidade desejar conduzir sua vida de acordo com o ensino das Escrituras, será imediatamente tachado como “extremista”, “fundamentalista”, “xiita”, etc.
            Além disso, quem ofende os outros com tais palavras, normalmente, enxerga tudo a partir da ótica relativista. Por conseguinte, ataca todo aquele que manifesta qualquer tipo de convicção. Porquanto, argumentam que as convicções resultam da presunção. Sendo assim, à luz desse raciocínio, só as convicções relativistas é que prestam; as demais são manifestações do extremismo religioso. Por conta disso, qualquer um que demonstre firmeza em seu posicionamento no que tange à interpretação e aplicação do texto bíblico, é caricaturizado como um “cão raivoso”.
            O curioso, no entanto, é que, escrevendo aos tessalonicenses, Paulo afirma que o evangelho chegou a eles “no Espírito Santo e em plena convicção” (1Ts 1.5). O mesmo termo grego traduzido como “convicção”, na carta à igreja de Tessalônica, aparece em Colossenses 2.2 como uma virtude necessária para compreender plenamente o mistério de Deus. Da mesma forma, em Hebreus 6.11, o termo reaparece como algo benéfico, que deve caracterizar a caminhada cristã. Como poderíamos, portanto, ver a convicção como algo errado ou antibíblico, uma vez que a própria Bíblia a apresenta como boa? Só mesmo um coração mal-intencionado para propagar tal pensamento.
2 – Discordar do politicamente correto
            Este, certamente, é um grave pecado aos olhos dos que infamam os cristãos conservadores. Afinal, para eles, mais importante do que uma crença ortodoxa é uma vida de ação social e a aceitação indiscriminada de toda e qualquer doutrina aprovada pela maioria. Até porque, a maioria costuma aprovar aquilo que é praticado ou defendido pelos pastores que estão em evidência no cenário evangélico; seja em razão do tamanho de sua igreja ou de sua presença na mídia. De modo que, as declarações desses líderes são vistas como chanceladas por Deus.
            Um exemplo desse absurdo é o pastorado feminino. Quem discorda desse malabarismo teológico acaba sendo crucificado por aqueles que torturaram as Escrituras até que pudessem produzir essa heresia. Porquanto, o pastorado feminino atende aos anseios do movimento feminista e às necessidades monetárias de quem consagra a própria esposa.
Continua...
Pr. Cremilson Meirelles





COMO RECEBER O TÍTULO DE CRISTÃO EXTREMISTA – PARTE I COMO RECEBER O TÍTULO DE CRISTÃO EXTREMISTA – PARTE I Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 00:05 Rating: 5

2 comentários:

  1. Como diz aqui no nordeste: "Caba macho!" Muito interessante e verdadeira a sua percepção. Parabéns pelo texto. Aguardo a continuação.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.