Saiba Mais...

O NATAL É UMA FESTA CRISTÃ?



Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa


Embora o natal tenha sido invadido por figuras extrabíblicas, como o papai noel e seus duendes, sua razão de ser é a celebração da encarnação do verbo eterno, ou seja, o nascimento de Jesus. Logo, não há razão para duvidar de que se trata de uma festa cristã. Afinal de contas, quem mais celebraria a vinda do Filho de Deus, senão os cristãos?
Contudo, nem todos concordam com essa conclusão. Há pessoas que entendem que o natal é, na verdade, uma festa pagã disfarçada de cristã. Isso porque, conforme afirmam os defensores desse pensamento, os elementos constituintes da festa (árvore de natal, troca de presentes, ceia, etc) são oriundos de antigas celebrações pagãs. Nesse ponto, não podemos discordar. Realmente, no passado, esses elementos pertenceram ao paganismo; mas, hoje não pertencem mais. Eles foram completamente despidos de seus significados e propósitos pagãos. Ninguém mais os utiliza com o objetivo de honrar  outras divindades. 
Não obstante, os inimigos do natal se mantêm firmes em sua postura, argumentando que, mesmo não sendo empregados com propósitos pagãos, os elementos permanecem ligados aos demônios do paganismo. Sendo assim, quem os usar estará automaticamente fazendo um pacto com essas entidades, e atraindo, assim, maldições para sua vida.
O grande problema com essa conclusão é a completa ausência de fundamentação bíblica. Porquanto, a Bíblia não ensina esse tipo de “pacto involuntário”. Isso é coisa de hollywood! O curioso, entretanto, é que essa coisa de “pacto involuntário” só vale para o mal, e nunca para o bem. Se alguém que odeia Jesus, por exemplo, tiver uma Bíblia em sua casa, não há um crente sequer que diga que, por causa daquele exemplar da Sagrada Escritura, o indivíduo, mesmo odiando a Deus, tem um pacto com o Todo-poderoso. Você percebe o absurdo desse pensamento? Mas, por mais incrível que pareça, os mesmos que defendem essa heresia condenam o natal.
Todavia, nem todos os algozes do natal fundamentam suas críticas em um terreno tão arenoso. Alguns se baseiam na incerteza em relação ao dia em que Jesus nasceu. Pois, dizem que não se pode celebrar o aniversário de alguém no dia errado. Porém, essas mesmas pessoas, quando o aniversário de 15 anos da filha cai numa quarta-feira, transferem a festa para o sábado. O mesmo ocorre em relação à páscoa: todo ano muda de data e ninguém vê problema nenhum nisso. Parece que a regra de só celebrar no dia exato só vale para o nascimento de Jesus.
É claro, entretanto, que não consideramos imprescindível a observância de todas as tradições natalinas. Afinal, embora não firam nenhum princípio bíblico (à exceção do papai noel, que claramente é uma afronta ao Pai celestial), não foram biblicamente ordenadas. No entanto, não há problema algum em praticá-las; desde que não se tornem substitutos do real motivo da celebração, a saber, a encarnação do Todo-poderoso.
Feliz natal! Deus o abençoe!
Pr. Cremilson Meirelles



SOBRE ESSE ASSUNTO, RECOMENDO TAMBÉM OS ARTIGOS ABAIXO:  
O NATAL É UMA FESTA CRISTÃ? O NATAL É UMA FESTA CRISTÃ? Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 20:07 Rating: 5

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.