Saiba Mais...

É CERTO DAR DINHEIRO PARA A IGREJA? - PARTE I

Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa
Resultado de imagem para dinheiro na igreja 


Essa, sem dúvida, é uma das perguntas mais frequentes, dentro e fora da igreja. Quem nunca se deparou com alguém que questionou a necessidade das doações feitas pelos fiéis nas mais diversas comunidades de fé? Quem nunca foi acusado de estar sendo enganado pelo pastor, em relação ao dinheiro doado? Acredito que muitos evangélicos já foram confrontados nesse sentido. 
É bem verdade, entretanto, que, na maioria das vezes, os questionamentos giram em torno do dízimo. Contudo, penso que, na verdade, o que muitos querem saber (ou confirmar) é se realmente o cristão precisa dar dinheiro para a igreja na qual congrega, seja na forma de ofertas ou contribuições de qualquer natureza. Assim, partindo desse pressuposto, pretendo, ao longo de algumas pastorais, responder à pergunta que intitula este texto, e não apenas fornecer uma análise sobre a contemporaneidade do dízimo.
O primeiro passo para uma resposta bem fundamentada, no entanto, é esclarecer o que queremos dizer ao usarmos o termo “igreja”. A esse respeito, é importante salientar que não subscrevemos a distinção feita por alguns entre “instituição” e “igreja”. Porquanto, concluir que se um grupo de servos de Jesus Cristo passa a se reunir num templo, ter uma movimentação financeira mensal, e ser reconhecido como pessoa jurídica, deixa de ser igreja, e se torna uma instituição, é um erro grave. Nenhum desses aspectos pode descaracterizá-los como igreja. Até porque, não constituem transgressões dos mandamentos divinos. 
Por conseguinte, aquilo que muitos chamam de “instituição” nada mais é do que a igreja de Jesus Cristo se adequando às leis (desde que não firam as Escrituras, é claro) e às necessidades comunitárias, quais sejam: um prédio para abrigar as famílias que desejam cultuar a Deus e aprender mais sobre a Sua Palavra, uma diretoria para organizar e tratar dos aspectos administrativos da comunidade de fé, uma arrecadação mensal, a fim de manter a estrutura e adaptar o prédio para receber pessoas com todo tipo de limitação (cadeirantes, deficientes visuais, auditivos, idosos com problemas de coluna), etc. É exatamente o mesmo que ocorre conosco, enquanto cidadãos responsáveis; haja vista que o simples fato de termos RG, CPF e uma moradia fixa, não nos transforma em outra coisa diferente de nós mesmos! Eu continuo sendo eu, ainda que possa ser identificado por um número, e tenha que pagar contas. Não existe um “eu” institucionalizado, e um “eu” real! Eu sou eu! Somente me adequei às normas da sociedade da qual faço parte. Ora, se eu não deixo de ser eu porque tenho RG e CPF, a igreja não deixa de ser igreja porque tem CNPJ. 
Destarte, quando uso o termo igreja refiro-me a cada um dos aspectos do ajuntamento local de cristãos. Logo, a pergunta relativa às doações feitas à igreja, traz consigo a ideia de que o dinheiro doado é empregado a partir das deliberações dos cristãos que compõem a igreja local, visando os interesses do Reino de Deus, seja numa democracia direta (igrejas batistas e congregacionais) ou indireta (igreja presbiteriana). 
Essa perspectiva não contempla, porém, o sistema de governo episcopal (adotado pela maioria das igrejas pentecostais e neopentecostais), uma vez que o mesmo dá maior abertura para que líderes mal-intencionados possam gerenciar as finanças da igreja a seu bel-prazer.
Outrossim, é necessário frisar que, embora saibamos que o prédio onde a igreja se reúne é apenas sua sede, chamá-lo de “igreja” se tornou uma prática muito comum entre os evangélicos. E, sinceramente, desde que estejamos conscientes da distinção entre um e outro, não há pecado algum nisso. Há inclusive, na língua portuguesa, uma figura de linguagem, chamada “metonímia”, que nos permite empregar uma palavra para transmitir o sentido de outra com a qual ela se relaciona. Um exemplo disso, é a expressão: “gosto de cantar Sérgio Lopes”. Ao usá-la, estou dizendo que gosto de cantar as músicas do Sérgio Lopes, e não que o Sérgio Lopes é uma música. O mesmo ocorre em relação ao templo: ao referir-me a ele como igreja, não estou dizendo que a igreja é o templo, mas que o templo é o lugar onde a igreja se reúne.
Continua...

Pr. Cremilson Meirelles

 
É CERTO DAR DINHEIRO PARA A IGREJA? - PARTE I É CERTO DAR DINHEIRO PARA A IGREJA? - PARTE I Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 23:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.