Saiba Mais...

PODEMOS HOMENAGEAR PESSOAS DURANTE O CULTO?

Pastoral redigida para o Boletim Dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa

Ao aproximar-se o “dia do Pastor”, normalmente surgem questionamentos a respeito das homenagens prestadas durante o culto. Isto porque, conforme o pensamento de alguns, fazê-lo seria promover adoração ao homem. Afinal, como dizem, não há nenhum texto bíblico que fundamente tal prática. Portanto, seguindo esse raciocínio, as homenagens deveriam ser feitas em outro momento, e não no culto. É claro que o único que pode normatizar o culto que prestamos a Deus é Ele mesmo. E isto Ele faz por meio de Sua Palavra. Por essa razão, toda nossa expressão cúltica deve provir dela. Sendo assim, cada servo de Deus tem o dever de inteirar-se dos elementos que compõem o culto cristão, e não apenas reproduzir aquilo que sempre foi feito.

Acerca disso, é importante destacar que a Sagrada Escritura apresenta apenas oito elementos que caracterizam o culto cristão, a saber: oração (1Timóteo 2.8; 3.14,15), leitura da Bíblia (1Timóteo 4.13), cânticos (Colossenses 3.16), Ceia do Senhor (1Coríntios 11.17-34), batismo (Mateus 28.19), ofertório (1Coríntios 16.2), pregação da Palavra (2Timóteo 4.2) e ação de graças (Filipenses 4.6).

Todavia, por ocasião da aplicação desses elementos, geralmente estão presentes algumas circunstâncias que, embora não sejam essenciais ao culto, viabilizam sua implementação. Dentre elas, podemos elencar: o local do culto, a arrumação desse local (colocação de cadeiras/bancos), ligação da aparelhagem de som, iluminação, boletim informativo, regência dos hinos, horário de início e término, ordem de culto, grupos de louvor, corais, instrumentos musicais, etc. Contudo, o objetivo dessas providências é propiciar a realização adequada do culto cristão. Isto é, elas não estão registradas na Bíblia, mas favorecem a prática daquilo que está registrado. É claro, entretanto, que nenhuma dessas coisas pode se tornar um fim em si mesmo. Todas as circunstâncias do culto, assim como tudo o que fazemos, devem visar à glória de Deus (1Coríntios 10.31).

Onde se encaixariam, então, as homenagens prestadas por ocasião do Dia das Mães, dos Pais, Dia da Mulher, Dia das Crianças e do Dia do Pastor? Acredito que todas essas homenagens, se de fato constituírem ação de graças ao Senhor, devem ser enquadradas como circunstâncias do culto. Porquanto, através dessas celebrações, a igreja dá graças a Deus por um grupo ou pessoa. Mesmo assim, há quem entenda que seria errado glorificar ao Senhor por causa do procedimento ou da vida de alguém. Penso, no entanto, que estes deveriam ler mais as cartas de Paulo, pois, em Filipenses 1.3, o apóstolo, referindo-se aos crentes da igreja de Filipos, declara: “dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós”. De igual modo, escrevendo aos Efésios, ele afirma: “Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações” (Efésios 1.15,16).

É digno de nota o fato de que essas cartas foram remetidas a igrejas e algumas continham orientações a respeito das circunstâncias em que seriam lidas. Em 1Tessalonicenses 5.27, por exemplo, o apóstolo ordena que a carta seja lida com toda a comunidade cristã local reunida. Semelhantemente, em Colossenses 4.16 Paulo manda que a leitura seja feita “na igreja”, isto é, no momento da reunião do grupo local de crentes. O mesmo pode ser depreendido em relação às cartas do livro do apocalipse, uma vez que são dirigidas a igrejas, e não a indivíduos. Com base nisso, concluímos que essas leituras ocorriam durante o culto público, e não em um momento separado exclusivamente para isso. Ou seja, as pessoas que Paulo destacava em seus escritos, e pelas quais louvava a Deus, eram também destacadas nas igrejas em que suas cartas eram lidas. Tal como ocorre hoje cada vez que esses textos são lidos durante o culto.

Diante disso, seria correto afirmar que a homenagem não é pecado, mas sim uma circunstância que dá ensejo à aplicação de diversos elementos do culto. Um deles, como já vimos, é a ação de graças, o outro são os cânticos, os quais são dirigidos a Deus, em gratidão pelo indivíduo ou pela classe (pai, mãe, mulheres, pastores, etc). Ademais, as homenagens propiciam a oportunidade de expor o ensino bíblico a respeito da classe ou grupo ao qual pertence o homenageado, dando orientações aos presentes acerca da conduta que agrada o Senhor, além de podermos orar por eles (Efésios 6.18). Viu? Ação de graças, cânticos, oração e pregação são elementos do culto ensejados através das homenagens.

Enfim, embora prestar homenagens durante o culto não seja pecado, sabemos que existe a possibilidade de que essa prática enseje o desfocamento do propósito do culto, dando ocasião à exaltação humana. Por isso, é imperioso que toda honra e toda glória sejam creditadas a Deus (Ap 19.10). De maneira que cânticos que exaltem o homem sejam banidos. Até porque, entoá-los seria o mesmo que idolatria. Todo culto deve ser dirigido a Deus. “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto” (Lucas 4.8). Seguindo esses parâmetros, as homenagens são possíveis. Do contrário, se tornam pecaminosas.

Pr. Cremilson Meirelles

PODEMOS HOMENAGEAR PESSOAS DURANTE O CULTO? PODEMOS HOMENAGEAR PESSOAS DURANTE O CULTO? Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 18:01 Rating: 5

9 comentários:

  1. Bom dia pastor Clemilson. As homenagens podem acontecer, em si não são pecado, mas que seja antes do culto assim como o apóstolo Paulo o fez em suas cartas, não parando o culto pra homenagear quem quer que seja, fingindo ou fazendo de conta que é em nome do Senhor nosso Deus. E destaco sua frase: “O que deve ser evitado é a exaltação do homem“,... se engane o quanto quiser, o que acontece durante o culto é exaltação à homem ou grupos sim. E o apóstolo Paulo louva a Deus pela vida de alguns sim, mas isso não acontece em meio a algum culto,? pelo visto é o pastor que deve examinar melhor o conteúdo das cartas do apóstolo Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curioso é que as cartas de Paulo eram pra serem lidas diante da congregação reunida, o que acontecia, e acontece, por ocasião do culto. Levando isso em conta, todas as vezes que os trechos em que Paulo homenageia pessoas são lidos durante o culto aquelas pessoas são novamente homenageadas. De modo que, se eu for contra homenagens durante o culto, não poderei utilizar essas leituras por ocasião do culto.

      Excluir
    2. Pastor Cremilson, compreendi seu ponto de vista, muito bem colocado por sinal, mas olhando pela ótica da prudência, não seria melhor realizar a homenagem ao pastor por exemplo após o culto? Afinal, sejamos francos, o que na grande maioria das vezes acontece (para não falar na totalidade-usando de eufemismo), é sim cair numa exaltação ao homem. O amado como pastor (eu também sou) sabe muito bem que na grande maioria das vezes essas declamações e homenagens nem sempre são a expressão da verdade. No exercício do chamado pastoral tenho aprendido que a maior homenagem que podemos receber das ovelhas de Cristo são procurarem viver uma vida cristocêntrica, em obediência não a nós mas aos ensinamentos de Cristo, fidelidade ao Senhor e buscar uma vida espiritual sadia. do que adiante um dia de homenagens se em todos os dias restantes do ano não se pode contar com aquela irmão ou irmão? Não sei quanto ao amado pastor, mas eu prefiro ao invés de ser homenageado, saber que posso contar para o que der e vier com aqueles que Cristo colocou sobre os meu cuidados. Pra mim essa é a maior das homenagens. No entanto, reintero que as homenagens podem ser feitas, só creio que no pós culto seria mais apropriado. Um grande abraço, graça e paz.

      Excluir
    3. Entendi seu ponto de vista. Porém, acredito que o limite das homenagens deve ser estabelecido pelo pastor, por meio de orientações à liderança. Dessa forma, creio que os exageros serão coibidos.

      Excluir
  2. E cantar um.louvor como forma de homenagear o pastor vcs acham que seria pecado irmãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se de fato for um louvor, a letra exaltará a Deus e não o pastor. Sendo assim, não há problema.

      Excluir
  3. Pr.
    Sou grato pelo conteúdo, mas respeitosamente discordo!
    Agradecer a Deus pela vida de um irmão(ã) (dar graças) não é homenagear.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.