Saiba Mais...

SE HOUVER ALGUÉM EM PECADO A IGREJA NÃO CRESCE?


Pastoral redigida para o boletim dominical da Primeira Igreja Batista em Manoel Corrêa
 
Será que isso é verdade? Se alguém estiver em pecado na igreja local, não haverá conversões? Muitos creem que sim. Contudo, há um erro crasso nesse pensamento, uma vez que ele fere a afirmação bíblica de que todos somos pecadores. Ora, se somos pecadores, naturalmente, cometeremos pecados ao longo da vida. Sendo assim, se seguirmos a lógica apresentada acima, nenhuma igreja deveria crescer, ninguém deveria se converter. Afinal, sempre haverá alguém pecando, pois a igreja é constituída de pecadores. “Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e nunca peque” (Eclesiastes 7.20).
O próprio Jesus, em dado momento, destaca que, embora tenha realizado a maior parte de seus prodígios nas cidades de Corazim e Betsaida, os habitantes o rejeitaram (Mateus 11.20-24). Aí eu pergunto: quem estava em pecado naquela ocasião para que não houvesse conversões? Jesus? É claro que não. Ele nunca pecou (1Pedro 2.21,22). Então, por que o rejeitaram? Simples: porque quiseram. Não podemos colocar nas mãos dos homens a conversão dos outros. As pessoas se convertem por ouvirem o evangelho (Romanos 10.17) e serem convencidas pelo Espírito Santo (João 16.8), não porque a igreja está “sem pecados”. Até porque, o evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16).
Acerca disso, é interessante observar a argumentação de Paulo em sua carta aos Filipenses. Porquanto, naquela ocasião, o apóstolo declarou que havia pessoas pregando o evangelho verdadeiro, com motivos errados (inveja, rivalidade). Mesmo assim, ele se alegrava, visto que o evangelho estava sendo apregoado (Filipenses 1.15-18). Em momento algum ele temeu que alguém não se convertesse por conta do pecado daqueles pregadores.
A esse respeito Gordon Clark relata que, certa vez, “na Universidade da Pensilvânia, um professor de história leu para seus alunos o sermão ‘pecadores nas mãos de um Deus irado’ de Jonathan Edwards. O objetivo do professor era mostrar quão rudes, desagradáveis e rabugentos os puritanos da Nova Inglaterra eram. Por causa de sua leitura, contudo, pelo menos um estudante foi convertido ao Cristianismo”.
            A salvação de alguém não depende da santidade do pregador, e nem mesmo da boa conduta de uma congregação, mas do Deus misericordioso que oferece gratuitamente a redenção por meio de Jesus Cristo. Por conta disso, ainda que um ímpio pregue o evangelho pode haver conversões. Um exemplo bem claro disso é a atuação bem sucedida dos apóstolos, a qual é salientada por dois evangelistas (Marcos 6.7-13; Lucas 9.1-10), mesmo que estivesse entre eles aquele a quem Jesus se referiu como sendo “um diabo” (João 6.70), isto é, um falso discípulo. Como, pois, seguindo a linha do “pecado que impede conversões”, poderíamos conceber o sucesso da pregação apostólica, já que um deles era dissimulado? Teoricamente, nada deveria acontecer, nem curas, nem expulsões de demônios, e, muito menos, conversões. Você percebe o absurdo desse pensamento?
            A despeito dessas incoerências, alguns, na tentativa de justificar essa ideia, utilizam como fundamento o episódio conhecido como “o pecado de Acã”. Entretanto, essa “justificativa” não se sustenta, uma vez que o contexto no qual esse pecado ocorreu nada tem a ver com a realidade da igreja de Cristo. Enquanto os cristãos apregoam o evangelho do Reino com a esperança de que seus ouvintes sejam salvos, naquela ocasião os israelitas intentavam tomar a cidade de Ai e matar seus habitantes (Josué 8.24). Viu a diferença? O pecado de Israel (Josué 7.1) naquele contexto os impediu de realizar a matança, pois Deus não foi com eles. O que isso tem a ver com a igreja? Nada. É balela! Esqueça isso e pregue o evangelho, e Deus mesmo dará o crescimento.
                      Pr. Cremilson Meirelles
 
SE HOUVER ALGUÉM EM PECADO A IGREJA NÃO CRESCE? SE HOUVER ALGUÉM EM PECADO A IGREJA NÃO CRESCE? Reviewed by Pr. Cremilson Meirelles on 14:01 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.